SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue77Computational thinking in motion: digital narratives in the construction of functional relationships with scratch softwareOpen schooling: challenges and learnings in the production of learning objects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de  and  SILVA, Maria da Graça Moreira da. Educação Aberta no Brasil: um compromisso com a realidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.760-777.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds07.

O artigo subsidia as reflexões sobre os conceitos de escolarização aberta e educação aberta com as nuances teóricas assumidas nas últimas décadas. Busca reconstruir tais conceitos a partir da análise de projetos desenvolvidos por estudantes de um programa de pós-graduação. Adota a abordagem metodológica que se inspira na Pesquisa e Inovação Responsáveis. Conclui que a educação aberta deve realizar papéis de espectro de um conhecimento de dimensões políticas, territoriais, econômicas e legais a partir de marcos institucionais que lhe trazem abrangência, amplitude, continuidade, reconhecimento e acessibilidade a todos e inclusão social, em diálogo com a realidade.

Keywords : Educação aberta; Escolarização aberta; RRI.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )