SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Pensamento computacional em movimento: narrativas digitais na construção das relações funcionais com software ScratchEscolarización abierta: dificultades y aprendizaje en la producción de objetos de aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de  y  SILVA, Maria da Graça Moreira da. Educação Aberta no Brasil: um compromisso com a realidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.760-777.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds07.

O artigo subsidia as reflexões sobre os conceitos de escolarização aberta e educação aberta com as nuances teóricas assumidas nas últimas décadas. Busca reconstruir tais conceitos a partir da análise de projetos desenvolvidos por estudantes de um programa de pós-graduação. Adota a abordagem metodológica que se inspira na Pesquisa e Inovação Responsáveis. Conclui que a educação aberta deve realizar papéis de espectro de um conhecimento de dimensões políticas, territoriais, econômicas e legais a partir de marcos institucionais que lhe trazem abrangência, amplitude, continuidade, reconhecimento e acessibilidade a todos e inclusão social, em diálogo com a realidade.

Palabras clave : Educação aberta; Escolarização aberta; RRI.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )