SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Pensamento computacional em movimento: narrativas digitais na construção das relações funcionais com software ScratchEscolarização aberta: dificuldades e aprendizados na produção de objetos de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de  e  SILVA, Maria da Graça Moreira da. Educação Aberta no Brasil: um compromisso com a realidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.760-777.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds07.

O artigo subsidia as reflexões sobre os conceitos de escolarização aberta e educação aberta com as nuances teóricas assumidas nas últimas décadas. Busca reconstruir tais conceitos a partir da análise de projetos desenvolvidos por estudantes de um programa de pós-graduação. Adota a abordagem metodológica que se inspira na Pesquisa e Inovação Responsáveis. Conclui que a educação aberta deve realizar papéis de espectro de um conhecimento de dimensões políticas, territoriais, econômicas e legais a partir de marcos institucionais que lhe trazem abrangência, amplitude, continuidade, reconhecimento e acessibilidade a todos e inclusão social, em diálogo com a realidade.

Palavras-chave : Educação aberta; Escolarização aberta; RRI.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )