SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Educación Abierta en Brasil: un compromiso con la realidadPedagogía de la hipermovilidad: formación, movimiento, conexiones y comunidades integrada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FURLANI, Juliana Maria Sampaio; MATTA, Cláudia Eliane da  y  COSTA, Matheus Custódio da. Escolarização aberta: dificuldades e aprendizados na produção de objetos de aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.778-792.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds08.

Realizou-se uma pesquisa em materiais didáticos produzidos por docentes em formação continuada, em um curso a distância ofertado na plataforma Moodle, em 2021, como parte das ações de um projeto de extensão universitária. Os materiais didáticos produzidos foram objetos de aprendizagem (OA) com o objetivo de serem recursos educacionais abertos (REA). Fez-se um recorte para os trabalhos da área das ciências da natureza. O objetivo deste artigo foi verificar e compreender, por meio dos objetos de aprendizagem produzidos pelos professores que realizaram o curso Ferramentas Colaborativas, quais foram as propostas de uso das tecnologias digitais em sala de aula e se esses OA podem ser classificados como REA. Para isso, foi utilizada uma ferramenta analítica para verificação dos REA. A pesquisa é qualitativa e descritiva. Os resultados apresentados são avaliações a priori, pois não foram estudadas as situações de aplicação em sala de aula. Ressalta-se que os trabalhos tiveram avaliação positiva nos aspectos didático-pedagógicos, porém os OA analisados não podem ser considerados REA, em especial porque não foram publicados e não continham licença de uso. Dessa forma, concluiu-se que o curso ofertado está contribuindo para a superação do problema da lacuna teoria-prática nos cursos de formação de continuada de professores. Contudo, enfrentou dificuldades para a produção de recursos educacionais abertos. Os caminhos para o estabelecimento de uma educação aberta ainda precisam ser mais bem trilhados.

Palabras clave : Educação a distância; Moodle; Formação de professores; Recursos educacionais abertos; Escolarização aberta.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )