SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue77Pedagogy of hypermobility: formation, movement, connections, and communities integratedMonitoring in federal institutes: conceptions of integrated high school students and teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RIBEIRO, Sandro Jorge Tavares  and  SANTOS, Edméa. Gallery Walk Online na formação de professores formadores: uma experiência de escolarização aberta durante a pandemia da covid-19. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.809-827.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds10.

Este artigo é parte do contexto da Pesquisa Institucional de doutoramento em andamento e intitulada “Formação de professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro na pandemia da covid-19: uma ciberpesquisa-formação”. Aflora a partir dos dilemas da formação de professores formadores e pesquisa no contexto da pandemia do novo coronavírus. Como arcabouço teórico-metodológico, lançamos mão da ciberpesquisa-formação e da escolarização aberta como estratégia de fazer/pensar. Neste contexto, apresentamos um dos dispositivos acionados denominado Gallery Walk online para compreender como professores formadores se formaram a partir da partilha de narrativas durante a pandemia do novo coronavírus e à luz da noção de escolarização aberta. Aborda o processo de aprender e ensinar a partir dos dilemas dos formadores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Nossos achados apontam na direção de que essa experiência formacional se mostrou potente para a produção de conhecimento dos professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, à luz das possibilidades hiper midiáticas, da interatividade, da colaboração, da cocriação e da hipertextualidade.

Keywords : Formação de professores formadores; Gallery Walk online; Caminhar ubíquo; Escolarização aberta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )