SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Pedagogía de la hipermovilidad: formación, movimiento, conexiones y comunidades integradaA monitoria nos institutos federais: concepções de estudantes e docentes do ensino médio integrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RIBEIRO, Sandro Jorge Tavares  y  SANTOS, Edméa. Gallery Walk Online na formação de professores formadores: uma experiência de escolarização aberta durante a pandemia da covid-19. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.809-827.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ds10.

Este artigo é parte do contexto da Pesquisa Institucional de doutoramento em andamento e intitulada “Formação de professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro na pandemia da covid-19: uma ciberpesquisa-formação”. Aflora a partir dos dilemas da formação de professores formadores e pesquisa no contexto da pandemia do novo coronavírus. Como arcabouço teórico-metodológico, lançamos mão da ciberpesquisa-formação e da escolarização aberta como estratégia de fazer/pensar. Neste contexto, apresentamos um dos dispositivos acionados denominado Gallery Walk online para compreender como professores formadores se formaram a partir da partilha de narrativas durante a pandemia do novo coronavírus e à luz da noção de escolarização aberta. Aborda o processo de aprender e ensinar a partir dos dilemas dos formadores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Nossos achados apontam na direção de que essa experiência formacional se mostrou potente para a produção de conhecimento dos professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, à luz das possibilidades hiper midiáticas, da interatividade, da colaboração, da cocriação e da hipertextualidade.

Palabras clave : Formação de professores formadores; Gallery Walk online; Caminhar ubíquo; Escolarização aberta.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )