SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Gallery Walk Online na formação de professores formadores: uma experiência de escolarização aberta durante a pandemia da covid-19Tecnologia e histórias de vida: emancipação freiriana nas disciplinas de inteligência artificial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LEMOS, Rosiane Borges de Carvalho  e  SANAVRIA, Claudio Zarate. A monitoria nos institutos federais: concepções de estudantes e docentes do ensino médio integrado. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.828-843.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao01.

Este artigo aborda as concepções de estudantes monitores e docentes orientadores de um instituto federal, visando conhecer a monitoria pelos olhos daqueles que a vivenciam, ou, melhor, desvelar o que eles entendem sobre a monitoria, como são desenvolvidas as atividades, as motivações para participar, as contribuições oferecidas e as formas de divulgação do programa. Por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-explicativa, os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Os dados evidenciam que a maioria dos participantes entende a monitoria como um instrumento de ajuda que beneficia alguns atores. Para muitos, essa ajuda significa “tirar dúvidas” dos demais estudantes. Compreendem ainda que o único objetivo do programa é prestar apoio ao aprendizado do estudante, não percebendo a monitoria como possibilidade de atividade extracurricular que colabore com a formação plena dos estudantes monitores. Conclui-se que, não basta aos atores saber da existência da monitoria, é preciso também conhecer os benefícios, as possibilidades oferecidas, e entendê-la como um importante instrumento de apoio ao ensino, à aprendizagem, à permanência e ao êxito. Logo, além de implementar um programa, é preciso acompanhá-lo, divulgá-lo, avaliá-lo e discutir sobre ele reflexivamente, dada a sua importância para a Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave : Evasão escolar; Permanência e êxito; Educação Profissional e Tecnológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )