SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77A monitoria nos institutos federais: concepções de estudantes e docentes do ensino médio integradoCrianças como praticantes do cotidiano: uma perspectiva metodológica para produção de conhecimentos com as infâncias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LISBOA, Edson da Silva Rodrigues  e  LOPES, Luís Fernando. Tecnologia e histórias de vida: emancipação freiriana nas disciplinas de inteligência artificial. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.844-860.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao02.

Tem-se como problema que o uso desmedido de recursos tecnológicos em sentido amplo pode induzir algumas pessoas a se afastarem do convívio social e, com isso, tem-se como pergunta norteadora: como as tecnologias podem contribuir para a emancipação dos sujeitos, a partir de uma educação tecnológica por meio do currículo? Na hipótese, compreende-se que a tecnologia associada à afetividade pode conduzir a um processo de emancipação. Ampara-se este estudo nas concepções de currículo em Sacristán (2000); de tecnologia em Vieira Pinto (2005); história de vida em Bertaux (2010); afetividade em Wallon (1975); e emancipação em Freire (1987). Justifica-se esta pesquisa sob a visão freiriana de tentar se aproximar de como se projeta a formação de profissionais da área de tecnologia, a partir do currículo prescrito (oficial) e, com isso, vislumbrar possíveis direcionamentos na relação sociedade e tecnologia. O objetivo geral é apresentar relações entre os cursos de tecnologia e as discussões sobre aprendizagem por afetividade nas disciplinas de Inteligência Artificial do curso de Sistemas de Informação de dez universidades federais. A metodologia é bibliográfica, baseada em autores que refletem sobre afetividade, bem como exploratória, por fazer uso do currículo. Os resultados indicam ser possível direcionar os assuntos da disciplina de Inteligência Artificial para a afetividade. Como conclusão, tem-se, neste estudo, uma alternativa viável e prática de se pensar uma sociedade equitativa, a partir dos estudos de tecnologia.

Palavras-chave : Tecnologia; História de vida; Afetividade; Currículo; Inteligência Artificial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )