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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MELLO, André da Silva; BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães  e  MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. Crianças como praticantes do cotidiano: uma perspectiva metodológica para produção de conhecimentos com as infâncias. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.861-873.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao03.

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de prática em Michel de Certeau e a sua aplicabilidade em pesquisas com as crianças. Trata-se de um estudo bibliográfico, que utilizou como fontes artigos, dissertações e teses decorrentes de investigações desenvolvidaos pelo Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif), entre os anos de 2012 e 2022. Em todas elas, os pesquisadores operaram com o conceito de prática do mencionado autor para compreender as produções culturais das crianças no contexto da Educação Infantil, tanto nas ações empreendidas junto com professores de Educação Física quanto nas ações espontâneas realizadas em diferentes espaços-tempos de instituições educativas da rede municipal de Vitória/ES. Nas pesquisas elencadas, as práticas infantis são evidenciadas por meio das seguintes categorias: consumo produtivo; estratégias e táticas; lugar e espaço; e enunciação. Os resultados mostram que as referidas categorias, também examinadas neste artigo, têm ajudado a reconhecer e a dar visibilidade às agencias infantis, contribuindo para retirar as crianças da condição de invisibilidade e de anomia social. Nesse sentido, as práticas cotidianas, propostas por Michael de Certeau, oferecem instrumental teórico-metodológico para enxergar as produções infantis e as suas autorias, superando os olhares que as veem apenas pelas suas ausências e suas incompletudes.

Palavras-chave : Crianças; Educação Física; Educação Infantil; Práticas; Produções culturais.

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