SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Crianças como praticantes do cotidiano: uma perspectiva metodológica para produção de conhecimentos com as infânciasA natureza em Goethe: fonte constituidora da formação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CORBINIANO, Simone. Educação, racionalidade e formação para os fins humanos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.874-885.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao04.

Como desdobramento de pesquisa na área da educação, este artigo tem o objetivo de apresentar questões, conceitos e aspectos de base da razão moderna indispensáveis para a compreensão dos fundamentos racionais da educação. Tomando como base o pensamento de Kant, a razão é atividade única de conhecimento, embora exercendo-se sob dois planos epistemológicos distintos: o teórico e o prático. Na dimensão, teórica a razão funda as possibilidades do sujeito do conhecimento, na dimensão prática a razão se abre ao universo dos fins humanos estabelecendo a condição do homem como um ser ético, moral. Ambos os interesses da razão são indispensáveis ao sentido da natureza racional e, consequentemente, ao sentido da educação. O ser humano nasce com a disposição para o entendimento e a moralidade, todavia, ambas disposições não se concretizam senão à medida que o ser humano entra em contato com a cultura, sendo, então, formado, educado. A obra kantiana marca a educação moderna pela necessidade de tornar o homem mais esclarecido possível como ser de conhecimento e ação. Afirmar que é da convergência dos dois interesses da razão - o prático e o teórico - que se pode conceber o sujeito autônomo no sentido vigoroso do termo, significa, ao mesmo tempo, afirmar que o esclarecimento passa pela questão do conhecimento mediante conceitos, passa pela formação da capacidade de pensar e pela valorização da formação ético-política. Estes fatores juntos se constituem nos maiores esforços da educação que se possa afirmar crítica e ratificadora da liberdade.

Palavras-chave : Educação; Conhecimento; Razão prática; Teórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )