SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número77Cinema e educação básica: narrativas docentesDesenvolvimento do Pensamento Computacional: do preconizado pela BNCC à formação dos professores da Educação Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MEYER, Patrícia  e  VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos. Contribuições do ATLAS.ti para a qualidade de uma pesquisa qualitativa com o método da grounded theory. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.77, pp.929-944.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao08.

Relatos que tragam e discutam detalhadamente a abordagem metodológica utilizada em uma pesquisa, sua aplicação e os procedimentos de coleta e de análise de dados são fundamentais para orientar o processo de tomada de decisão em futuros estudos. Contribuem também para torná-los mais consistentes, atendendo aos preceitos de qualidade na investigação qualitativa. Com o objetivo de compartilhar experiências e promover inovação nos procedimentos de análise qualitativa, descrevemos, neste artigo, as especificidades e contribuições do software ATLAS.ti em uma pesquisa do tipo teoria fundamentada, ou grounded theory, na Educação. Para tanto, apresentamos as principais características da teoria fundamentada, da qualidade em pesquisa qualitativa e do ATLAS.ti, e descrevemos o encaminhamento metodológico de uma pesquisa realizada em tese de doutorado. Conclui-se que, além da agilidade e do suporte para organizar os documentos quando se tem um grande volume de dados, o ATLAS.ti auxilia na execução do plano de análise, contribuindo para manter a proximidade com os dados já coletados com as idas e vindas à campo, um processo essencial para a realização da teoria fundamentada e para o fortalecimento do vínculo entre realidade e interpretação do pesquisador. A maior contribuição do software, no entanto, é na confirmação e transparência dos resultados, o que potencializa sua verificação.

Palavras-chave : Pesquisa qualitativa; Análise de dados qualitativos; Teoria fundamentada; ATLAS.ti.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )