SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Complexidade: Paradigma ou Epistemologia? Kuhn e Morin para além da terminologia refletindo sobre contribuições educacionaisPressupostos epistemológicos da complexidade: subsídios da formação de professores da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BEHRENS, Marilda Aparecida  e  PRIGOL, Edna Liz. Formação docente on-line: mudança paradigmática na docência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.996-1013.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds02.

A urgente e necessária mudança paradigmática da ação docente levou a rede PEFOP a investigar as contribuições epistemológicas e metodológicas das teorias de Paulo Freire e Edgar Morin, como subsídios teóricos pertinentes para fundamentar a renovação da visão da educação e a reconstrução da prática pedagógica dos professores. Como problema, elegeu-se: como realizar um processo de cocriação de pesquisadores em rede, brasileiros e portugueses, via digital e presencial, que possibilite aprofundamento e levantamento da relevância da proposição epistemológica e metodológica dos saberes e construtos da teoria da complexidade e da educação crítica para subsidiar a formação on-line de professores da educação básica na busca de novos caminhos paradigmáticos na docência? Buscou-se como objetivo identificar, junto aos professores da educação básica luso-brasileiros envolvidos na pesquisa, se a formação continuada pedagógica on-line, oferecida pelos profissionais da rede de pesquisa PEFOP, gerou possibilidades de criar caminhos pedagógicos para uma docência que acolha uma mudança de concepção epistemológica. A metodologia da pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com procedimentos via netnografia. O curso docente on-line ofertado para professores, portugueses e brasileiros, possibilitou identificar que, a partir dos estudos realizados durante o curso, os participantes manifestaram que estão sensibilizados para a mudança de postura docente no sentido de aprender e de ensinar a produzir conhecimento, por meio dos fundamentos morinianos e freirianos.

Palavras-chave : Formação docente; Mudança paradigmática; Pensamento complexo; Educação crítica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )