SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Formación docente en línea: cambio de paradigma en la enseñanzaInnovación en el contexto educativo: perspectivas transformadoras para la formación docente desde el paradigma de la complejidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

STRIEDER, Roque; TEDESCO, Anderson Luiz  y  LACERDA, Tiago Eurico de. Pressupostos epistemológicos da complexidade: subsídios da formação de professores da educação básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1014-1031.  Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds03.

As ciências da educação, ao persistirem optando por percursos metodológicos e pedagógicos tradicionais, firmam a lógica presente nos paradigmas de ordem mecanicista, por isso acabam por criar condições para uma anestesia das relações sistêmicas e de conexões planetárias. Ao executar o conhecimento dessa forma, passam a agir de maneira disruptiva e simplificadora. Assim sendo, este artigo, compreendido como estudo teórico qualitativo e bibliográfico, tem como objetivo compreender os subsídios epistêmicos do paradigma da complexidade capazes de assegurarem uma formação de professores da educação básica compromissados com uma formação humanizadora, sistêmica e planetária. Está-se envolto em paradigmas que afastam os indivíduos de uma educação cônscia de que tudo está interconectado de forma sistêmica e que suas ações estão ligadas em redes de interdependência mundial. Por isso, sonha-se uma educação como trama de enredamentos e conexões abertas no qual tudo o que se pensa e se faz seja no esteio de uma ética e (co)responsabilidade planetária. Uma possibilidade para criar sensibilidades para reconhecer, em cada ser humano, sua singularidade, sua identidade e legitimidade em todo e qualquer domínio existencial e nicho ecológico vital em âmbito planetário.

Palabras clave : Complexidade; Educação básica; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )