SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Innovación en el contexto educativo: perspectivas transformadoras para la formación docente desde el paradigma de la complejidadTítulo do artigo no segundo idioma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BOGEA, Diogo. Navegar é impreciso: algumas considerações sobre a incorporação do paradigma da complexidade na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1043-1058.  Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds05.

Procuramos explorar nesse artigo as principais implicações do paradigma da complexidade na formação de docentes. O artigo se divide em cinco partes. Na primeira, fazemos uma introdução geral ao paradigma da complexidade com referências clássicas do tema, tais como Fritjof Capra e Ludwig von Bertalanffy. Em seguida, começamos a extrair algumas de suas principais consequências. Na segunda seção, procuramos demonstrar que, de acordo com o paradigma da complexidade, não existe qualquer possibilidade de seguirmos trabalhando com a concepção moderna de “sujeito” como substância essencialmente racional, consciente e livre. Sem a figura do sujeito, torna-se preciso repensar o próprio significado de “conhecimento”, o que propomos na seção três, com a ajuda dos biólogos Maturana e Varela. Posteriormente, indicamos que o paradigma da complexidade destrói a fronteira entre natureza e artifício e exploramos as possibilidades dessa indistinção com o Manifesto Ciborgue de Donna Haraway e a Psicanálise de MD Magno - pensador que incorpora o paradigma da complexidade na psicanálise. Encerramos nossas investigações com a proposta de uma ética da regência para além de repressão e liberdade. Em nossas considerações finais falamos sobre a teoria do Caos, cuja matemática tornou-se fundamental para descrever sistemas complexos e procuramos indicar qual seria, em nossa visão, a principal contribuição do paradigma da complexidade na formação de professores.

Palabras clave : Complexity; Subject; Knowledge; Teacher Training; Nature..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )