SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Navigating is imprecise: incorporating the complexity paradigm in teacher trainingEpistemological foundation of the complexity paradigm and dialogue with teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Sidinei Pithan da  and  ARAUJO, Ana Laura Alves de. Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1059-1071.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds06.

O presente texto discute a emergência do pensamento complexo no contexto epistemológico e educacional contemporâneo. De forma particular, busca situar o paradigma da complexidade na crise do paradigma moderno (simplificador), explicitando a leitura que Edgar Morin faz desta crise e, a tarefa que precisa ser feita pelos educadores / intelectuais, para reconstruir os pressupostos “alienantes” constitutivos da modernidade filosófica, científica, social e educacional. Objetiva, desta forma, contribuir no processo de “reconstrução” dos enfoques educacionais “críticos”. Com isso, aponta novas possibilidades para pensar a antropologia, o conhecimento, a educação, a pedagogia e a formação de professores. Uma perspectiva complexa / multidimensional parece ser a saída mais razoável “construída” por Edgar Morin.

Keywords : Crise da Modernidade; Complexidade; Educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )