SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Navegar es impreciso: algunas consideraciones sobre la incorporación del paradigma de la complexidad en la formación de docentesFundamento epistemológico del paradigma de la complejidad y diálogo con la formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Sidinei Pithan da  y  ARAUJO, Ana Laura Alves de. Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1059-1071.  Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds06.

O presente texto discute a emergência do pensamento complexo no contexto epistemológico e educacional contemporâneo. De forma particular, busca situar o paradigma da complexidade na crise do paradigma moderno (simplificador), explicitando a leitura que Edgar Morin faz desta crise e, a tarefa que precisa ser feita pelos educadores / intelectuais, para reconstruir os pressupostos “alienantes” constitutivos da modernidade filosófica, científica, social e educacional. Objetiva, desta forma, contribuir no processo de “reconstrução” dos enfoques educacionais “críticos”. Com isso, aponta novas possibilidades para pensar a antropologia, o conhecimento, a educação, a pedagogia e a formação de professores. Uma perspectiva complexa / multidimensional parece ser a saída mais razoável “construída” por Edgar Morin.

Palabras clave : Crise da Modernidade; Complexidade; Educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )