Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
SILVA, Sidinei Pithan da e ARAUJO, Ana Laura Alves de. Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1059-1071. Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds06.
O presente texto discute a emergência do pensamento complexo no contexto epistemológico e educacional contemporâneo. De forma particular, busca situar o paradigma da complexidade na crise do paradigma moderno (simplificador), explicitando a leitura que Edgar Morin faz desta crise e, a tarefa que precisa ser feita pelos educadores / intelectuais, para reconstruir os pressupostos “alienantes” constitutivos da modernidade filosófica, científica, social e educacional. Objetiva, desta forma, contribuir no processo de “reconstrução” dos enfoques educacionais “críticos”. Com isso, aponta novas possibilidades para pensar a antropologia, o conhecimento, a educação, a pedagogia e a formação de professores. Uma perspectiva complexa / multidimensional parece ser a saída mais razoável “construída” por Edgar Morin.
Palavras-chave : Crise da Modernidade; Complexidade; Educação..