SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Navegar é impreciso: algumas considerações sobre a incorporação do paradigma da complexidade na formação de professoresFundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Sidinei Pithan da  e  ARAUJO, Ana Laura Alves de. Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1059-1071.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds06.

O presente texto discute a emergência do pensamento complexo no contexto epistemológico e educacional contemporâneo. De forma particular, busca situar o paradigma da complexidade na crise do paradigma moderno (simplificador), explicitando a leitura que Edgar Morin faz desta crise e, a tarefa que precisa ser feita pelos educadores / intelectuais, para reconstruir os pressupostos “alienantes” constitutivos da modernidade filosófica, científica, social e educacional. Objetiva, desta forma, contribuir no processo de “reconstrução” dos enfoques educacionais “críticos”. Com isso, aponta novas possibilidades para pensar a antropologia, o conhecimento, a educação, a pedagogia e a formação de professores. Uma perspectiva complexa / multidimensional parece ser a saída mais razoável “construída” por Edgar Morin.

Palavras-chave : Crise da Modernidade; Complexidade; Educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )