SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Complex thinking and the crisis of modern rationality: notes por thinking about education and teacher trainingComplex education: a new teaching approach to teacher training in Basic Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LIMA, Paulo Gomes. Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1072-1086.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds07.

O objetivo deste artigo é o de discutir a fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade, a partir da contribuição de Edgar Morin e a dialogia com a formação de professores. Esta perspectiva defende que Esta perspectiva entende que a humanidade e o conhecimento são eixos indissociáveis, visto possuírem estruturas complexas multidimensionais que se ligam e se religam em uma totalidade (todo-parte-todo). Neste contexto o sujeito cognoscente não é excluído do que conhece, pois também está ligado ao objeto do conhecimento. Para Morin, o paradigma da complexidade rompe com a perspectiva de fragmentação do conhecimento, do mundo e da humanidade, conquanto, aquilo que se "vive", que "vê" e o que se ressignifica são elementos multidimensionais e interdependentes numa relação de totalidade. Nessa diretriz, a dialogia com a formação de professores, além de possível, encampa o compromisso de entender e viver a educação como fenômeno multidimensional que não dissocia os sujeitos de suas formas de intervenção no real.

Keywords : Paradigma da complexidade; Edgar Morin; Formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )