SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professoresEducação complexa: uma nova abordagem de ensino na formação de professores da Educação Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LIMA, Paulo Gomes. Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1072-1086.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds07.

O objetivo deste artigo é o de discutir a fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade, a partir da contribuição de Edgar Morin e a dialogia com a formação de professores. Esta perspectiva defende que Esta perspectiva entende que a humanidade e o conhecimento são eixos indissociáveis, visto possuírem estruturas complexas multidimensionais que se ligam e se religam em uma totalidade (todo-parte-todo). Neste contexto o sujeito cognoscente não é excluído do que conhece, pois também está ligado ao objeto do conhecimento. Para Morin, o paradigma da complexidade rompe com a perspectiva de fragmentação do conhecimento, do mundo e da humanidade, conquanto, aquilo que se "vive", que "vê" e o que se ressignifica são elementos multidimensionais e interdependentes numa relação de totalidade. Nessa diretriz, a dialogia com a formação de professores, além de possível, encampa o compromisso de entender e viver a educação como fenômeno multidimensional que não dissocia os sujeitos de suas formas de intervenção no real.

Palavras-chave : Paradigma da complexidade; Edgar Morin; Formação de professores..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )