SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Fundamentação epistemológica do paradigma da complexidade e a dialogia com a formação de professoresRe-ligar la formación docente: retos decoloniales planetario-complejos en la Educación Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ZWIEREWICZ, Marlene; PEDROSO, Daniele Saheb  e  MACHADO, Michelle Jordão. Educação complexa: uma nova abordagem de ensino na formação de professores da Educação Básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1087-1100.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds08.

Este artigo sistematiza abordagens de ensino que influenciam na educação brasileira, com o objetivo de situar uma alternativa para a formação de professores diante do problema da falta de práticas pedagógicas comprometidas com o atendimento de suas demandas formativas, de modo contextualizado e planetariamente conectado. Utilizando a pesquisa bibliográfica e qualitativa, o estudo transitou pelas abordagens de ensino identificadas por Mizukami (2016) e se aproximou especialmente daquela vinculada à tríade conceitual pensamento complexo-transdisciplinaridade-ecoformação. Assim, conclui-se que a educação complexa se constitui em uma abordagem de ensino que estimula formações de professores promotoras de metamorfoses na prática pedagógica, por valorizar o conhecimento pertinente e, em decorrência, processos de ensino e de aprendizagem valorizadores dos princípios hologramático, dialógico e recursivo.

Palavras-chave : Formação de professores; Prática pedagógica; Abordagens de ensino; Educação transcomplexa..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )