SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Complex education: a new teaching approach to teacher training in Basic EducationThe right to education under the theoretical Assumptions of complex thought: contributions to teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RODRIGUEZ, Milagros Elena. Reencadear a formação docente: desafios planetários-complexos descoloniais na Educação Básica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1100-1114.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds09.

Na crise colonial da formação de professores hoje, cumpre-se o complexo objetivo: Re-vincular a formação de professores como desafios planetários-complexos descoloniais na Educação Básica; investigação transmétodo descolonial complexo planetário, com o transmétodo de pesquisa a hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica. Passando pelos momentos: analítico, empírico e proposital. Pesquisa rizomática em sua essência, não definitiva e quebrando a todo momento para incluir essências ignoradas na tradicionalidade. Nos momentos propositivos diante da crise evidenciada, vamos responder às perguntas, única hermeneuse da pesquisadora: Quais são as religações mais urgentes da formação de professores na Educação Básica? Como, a partir da Educação Básica, formar cidadãos compassivos, complexos, ecosóficos e solidários em prol do desprendimento das mazelas do planeta? Obtemos essências que valem a pena revisitar, desafios à luz da sabedoria para habitar o planeta, paz, solidariedade, amor e compaixão como essências da formação docente decolonial, que atende o ser humano em sua natureza de vida.

Keywords : Treinamento de professor; Desatar; Ligar novamente; decolonialidade planetária; Desafios..

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )