SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Re-ligar la formación docente: retos decoloniales planetario-complejos en la Educación BásicaEpistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SA, Ricardo Antunes de  e  LOPES, Rosana de Sousa Pereira. O direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo: contribuições para a docência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1115-1134.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds10.

O objetivo deste artigo é indicar as possibilidades de reflexão sobre o direito à educação nos processos de formação inicial e continuada de professores, fundamentado no pensamento complexo. Após um cotejamento inicial, optamos por concentrar nossa análise na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), uma vez que os conceitos e posições desse documento estão alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) (BRASIL, 2010). Para embasar nossos procedimentos, utilizamos as obras de Morin (2000, 2001 e 2002), que tratam dos conceitos de indivíduo, humanidade e natureza humana. Consideramos que o conceito de direito à educação presente nos documentos legais mencionados demanda uma compreensão complexa do indivíduo como interdependente em uma rede de interações, ampliando assim a visão sobre o direito à educação, a formação de professores e o pertencimento à sociedade. O direito social à educação deve levar em consideração as múltiplas dimensões da vida e suas complexas relações, reconhecendo a interconexão para promover processos educativos que favoreçam a solidariedade, a cooperação e o diálogo entre indivíduos e grupos sociais, contribuindo para a construção da Democracia. Os pressupostos teóricos do pensamento complexo podem colaborar para a produção de um conhecimento relevante sobre o direito à educação e um conhecimento que estabeleça conexões entre os saberes, compreendendo o indivíduo e o social de forma multidimensional, buscando uma nova postura epistemológica na formação inicial e continuada de professores.

Palavras-chave : Direito à; Educação; Formação de professores; Pensamento Complexo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )