SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Complex epistemology and narrative understandings of experience in autobiographical researchConstitutive movement of the complex, transdisciplinary, and creative teaching practice in geometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ALVES, Carlos Alex; COSTA, Claudilene Gomes da  and  SANTANA, Agnes Liliane Lima Soares de. O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1150-1167.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds12.

Trata-se de uma pesquisa acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. Objetiva-se a compreender a trama e os dramas constituintes do Pibid Matemática face às práticas formativas e escolares desenvolvidas internamente e junto a escola parceira em tempos de crise pandêmica. Dialoga-se no cerne dos seguintes problemas investigativos: Como o Pibid Matemática resistiu aos desafios impostos nos tempos de pandemia? Que trama e dramas lhes foram constitutivos nessa nova configuração de organização/atuação? O processo analítico-reflexivo se deu pelas lentes do pensamento complexo como subsídio teórico-metodológico e pela filosofia de vida/viver em tempos de crise. Os resultados revelaram que o Pibid Matemática acompanhou as mudanças impostas pela pandemia nos modos de pensar e exercer docência sob novos caminhos e outros olhares, mas também foi vítima dos dramas alojados no interior da escola. As conclusões configuraram o Pibid Matemática e a escola tramados em suas conquistas, desafios, impasses, tensões e possibilidades criadoras.

Keywords : Pibid matemática; Complexidade; Tempos de crise; Elaborar estratégias; Fazer apostas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )