Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
ALVES, Carlos Alex; COSTA, Claudilene Gomes da y SANTANA, Agnes Liliane Lima Soares de. O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1150-1167. Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds12.
Trata-se de uma pesquisa acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. Objetiva-se a compreender a trama e os dramas constituintes do Pibid Matemática face às práticas formativas e escolares desenvolvidas internamente e junto a escola parceira em tempos de crise pandêmica. Dialoga-se no cerne dos seguintes problemas investigativos: Como o Pibid Matemática resistiu aos desafios impostos nos tempos de pandemia? Que trama e dramas lhes foram constitutivos nessa nova configuração de organização/atuação? O processo analítico-reflexivo se deu pelas lentes do pensamento complexo como subsídio teórico-metodológico e pela filosofia de vida/viver em tempos de crise. Os resultados revelaram que o Pibid Matemática acompanhou as mudanças impostas pela pandemia nos modos de pensar e exercer docência sob novos caminhos e outros olhares, mas também foi vítima dos dramas alojados no interior da escola. As conclusões configuraram o Pibid Matemática e a escola tramados em suas conquistas, desafios, impasses, tensões e possibilidades criadoras.
Palabras clave : Pibid matemática; Complexidade; Tempos de crise; Elaborar estratégias; Fazer apostas..