SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmicaInfluência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GUERIOS, Ettiène; GOES, Heliza Colaço  e  SILVA, Adriano Aparecido da. Movimento constitutivo da prática docente complexa, transdisciplinar e criativa em geometria. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1168-1181.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds13.

Este estudo indaga como se constitui a prática pedagógica docente complexa transdisciplinar e criativa entrelaçada com a auto-eco-recursão, a auto-reflexão recursiva e a auto-eco-construção, indicados por Guérios, Góes e Monteiro (2022), associados aos constructos “Ser criativo”, “Ser reflexivo” e “autonomia docente” abordados em Góes (2021) como indicadores para uma formação de professores complexa e transdisciplinar. De natureza qualitativa desenvolvida em uma perspectiva interpretativa, o estudo toma como elemento de análise episódios didáticos desenvolvidos por Silva (2023) em salas de aula de turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba. Os episódios referem-se à docência de geometria por meio da organização de sequência didática pelo professor. Como resultado, tem-se a indicação de que a criatividade é potencializada na prática pedagógica quando a perspectiva transdisciplinar possibilita uma visão integrada entre mundo e conhecimentos escolares. Na constituição da prática pedagógica em tela, a criatividade está manifesta desde a ideia geratriz para a constituição da sequência didática, incluindo a incorporação de fatos imprevisíveis e inesperados, na condução ampliada do programado e na decorrente autonomia didática evidenciada. Conclui-se que a sequência didática que foi pensada para o processo formativo dos estudantes, no que tange à geometria como estudo do espaço, tornou-se um processo autoformativo para o professor, evidenciando a recursão e a reflexão como constitutivos da autonomia didática do professor.

Palavras-chave : Prática didática; Docência em matemática; Matemática no Ensino Médio; Formação de professores; Cognição e aprendizagem..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )