SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Constitutive movement of the complex, transdisciplinary, and creative teaching practice in geometryQuality of life of Basic Education teachers: reflections encompassing the paradigm of complexity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LARA, Ângela Mara de Barros  and  BRAMBILLA, Marcos Aurélio. Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1182-1201.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds14.

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento docente na qualidade da educação no ensino médio, considerando a influência local. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da técnica do Fator de Componentes Principais (FCP), da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e da Regressão Ponderada Geograficamente (RPG). Os resultados indicam que o conhecimento docente é fundamental para a qualidade da educação, uma vez que o professor é o responsável por transmitir o conhecimento aos alunos, podendo influenciar positivamente ou negativamente o processo educativo. Assim como, não se pode deixar de tratar das mudanças podem ocorrer com a implementação da Lei nº 13.415/17. Conclui-se que é necessário entender as contrarreformas para dar voz aqueles que são participes do processo e tem outras perspectivas sobre a legislação proposta.

Keywords : Qualidade da Educação; Formação Docente; Regressão Ponderada Geograficamente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )