SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Movimiento constitutivo de la práctica docente compleja, transdisciplinar y creativa en geometríaCalidad de vida de los docentes de Educación Básica: reflexiones en torno al paradigma de la complejidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LARA, Ângela Mara de Barros  y  BRAMBILLA, Marcos Aurélio. Influência local do conhecimento docente sobre a qualidade da educação no ensino médio. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1182-1201.  Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds14.

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento docente na qualidade da educação no ensino médio, considerando a influência local. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da técnica do Fator de Componentes Principais (FCP), da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e da Regressão Ponderada Geograficamente (RPG). Os resultados indicam que o conhecimento docente é fundamental para a qualidade da educação, uma vez que o professor é o responsável por transmitir o conhecimento aos alunos, podendo influenciar positivamente ou negativamente o processo educativo. Assim como, não se pode deixar de tratar das mudanças podem ocorrer com a implementação da Lei nº 13.415/17. Conclui-se que é necessário entender as contrarreformas para dar voz aqueles que são participes do processo e tem outras perspectivas sobre a legislação proposta.

Palabras clave : Qualidade da Educação; Formação Docente; Regressão Ponderada Geograficamente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )