SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Influencia local del conocimiento docente sobre la calidad de la educación en la escuela secundariaEscuela, exigencia y rigor: Contribución a un enfoque más complejo e inclusivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ROCHA, Ricelli Endrigo Ruppel da; UJIIE, Nájela Tavares  y  BLASZKO, Caroline Elizabel. Qualidade de vida de professores da educação básica: reflexões englobando o paradigma da complexidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1202-1215.  Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds15.

Com a precarização do trabalho e as mudanças no campo da educação, tem aumentado nos docentes da educação básica a percepção de insatisfação com a sua qualidade de vida. Deste modo, via este trabalho objetiva-se apresentar a revisão de escopo de estudos realizados no período de 2010 a 2020 que avaliaram a qualidade de vida de docentes brasileiros com o instrumento chamado WHOQOL-BREF, seguida de reflexões envolvendo o paradigma da complexidade e a formação continuada como dinamizadores de melhora da qualidade de vida dos professores. A investigação tem enquadramento teórico-bibliográfico reflexivo e propositivo, identifica um rol de pesquisas, analisa-as em dialogicidade com o referencial da complexidade e inova ao propor uma ação formativa diferenciada para atuar na natureza da problemática. Os resultados dos estudos incluídos na revisão mostraram que os maiores níveis de insatisfação encontram-se no domínio físico, com escores entre 57,1 e 69,3, e no meio ambiente, com escores entre 53,1 e 73,1. O domínio das relações sociais, com escores entre 68,7 e 75,4, e o domínio psicológico, com escores entre 63,8 e 73,1, apresentaram os maiores níveis de satisfação. Conclui-se que percepção da qualidade de vida dos docentes da educação básica precisa melhorar, sendo o paradigma da complexidade um aliado para desenvolver formações continuadas envolvendo o universo de totalidade e interconexão de diversos domínios, como físico, psicológico, meio ambiente, social e a qualidade de vida no geral.

Palabras clave : Qualidade de vida; Docente; Educação básica; Complexidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )