SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Quality of life of Basic Education teachers: reflections encompassing the paradigm of complexityBecome a teacher-researcher: the complexity in the decolonization of teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

TRINDADE, Rui; FERREIRA, Daniela  and  COSME, Ariana. Escola, exigência e rigor: Contributo para uma abordagem complexa e inclusiva. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1216-1227.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds16.

Este é um texto em que, a partir dos pressupostos do que Trindade e Cosme (2016) designam por paradigmas da instrução, da aprendizagem e da comunicação, confrontam-se as perspectivas de exigência e rigor acadêmicos que se coadunam com tais pressupostos. Como resultado da reflexão produzida, constata-se, em primeiro lugar, que estas categorias não só não são propriedade do paradigma da instrução, como são entendidas, em alternativa, como categorias indispensáveis à afirmação de uma Escola que visa se assumir como um espaço culturalmente significativo e humanamente empoderador. Neste sentido, estamos perante um texto que, ao libertar tais categorias curriculares e pedagógicas das amarras em que os instrucionistas as encerraram, pretende contribuir para propor uma leitura mais complexa e inclusiva acerca da exigência e do rigor acadêmicos, no momento em que tem em conta quer os alunos e as suas singularidades quer uma outra visão epistemológica acerca do conhecimento.

Keywords : Inclusão educativa; Inovação pedagógica; Instrucionismo; Paradigma da complexidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )