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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TRINDADE, Rui; FERREIRA, Daniela  e  COSME, Ariana. Escola, exigência e rigor: Contributo para uma abordagem complexa e inclusiva. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1216-1227.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds16.

Este é um texto em que, a partir dos pressupostos do que Trindade e Cosme (2016) designam por paradigmas da instrução, da aprendizagem e da comunicação, confrontam-se as perspectivas de exigência e rigor acadêmicos que se coadunam com tais pressupostos. Como resultado da reflexão produzida, constata-se, em primeiro lugar, que estas categorias não só não são propriedade do paradigma da instrução, como são entendidas, em alternativa, como categorias indispensáveis à afirmação de uma Escola que visa se assumir como um espaço culturalmente significativo e humanamente empoderador. Neste sentido, estamos perante um texto que, ao libertar tais categorias curriculares e pedagógicas das amarras em que os instrucionistas as encerraram, pretende contribuir para propor uma leitura mais complexa e inclusiva acerca da exigência e do rigor acadêmicos, no momento em que tem em conta quer os alunos e as suas singularidades quer uma outra visão epistemológica acerca do conhecimento.

Palavras-chave : Inclusão educativa; Inovação pedagógica; Instrucionismo; Paradigma da complexidade..

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