SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78School, exigency and rigor: Contribution to a more complex and inclusive approachProposal for training-action: collaborative weaving with basic education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

MARTINS, Ana Patrícia Sá  and  VILANOVA-CAMPELO, Regina. Tornar-se professor-pesquisador: a complexidade na de(s)colonização da formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1228-1240.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds17.

As diversas demandas implicadas à atuação e à formação de professores têm impulsionado o desenvolvimento de pesquisas, em diferentes áreas do conhecimento, buscando (des)construir e de(s)colonizar paradigmas formativos. Nesse sentido, a presente investigação visa analisar como os fundamentos postulados por Edgar Morin, em sua teoria da complexidade podem contribuir para de(s)colonialização na (trans) formação de professores, ao apresentarem seus produtos técnicos tecnológicos educacionais (PTTE). Desse modo, o artigo está pautado em uma abordagem de pesquisa qualitativa, organizada a partir de um estudo bibliográfico e documental, que investigou os PTTE de egressos de um mestrado profissional, situado na região norte do estado do Maranhão, buscando evidenciar como tais propostas revelam indicadores de decolonialidade ao considerarem a complexidade do ser humano como elemento norteador no processo formativo do tornar-se professor-pesquisador.

Keywords : Teacher training; Complexity; Decoloniality..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )