SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Escola, exigência e rigor: Contributo para uma abordagem complexa e inclusivaProposta de formação-ação: tecitura colaborativa com professores da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARTINS, Ana Patrícia Sá  e  VILANOVA-CAMPELO, Regina. Tornar-se professor-pesquisador: a complexidade na de(s)colonização da formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1228-1240.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds17.

As diversas demandas implicadas à atuação e à formação de professores têm impulsionado o desenvolvimento de pesquisas, em diferentes áreas do conhecimento, buscando (des)construir e de(s)colonizar paradigmas formativos. Nesse sentido, a presente investigação visa analisar como os fundamentos postulados por Edgar Morin, em sua teoria da complexidade podem contribuir para de(s)colonialização na (trans) formação de professores, ao apresentarem seus produtos técnicos tecnológicos educacionais (PTTE). Desse modo, o artigo está pautado em uma abordagem de pesquisa qualitativa, organizada a partir de um estudo bibliográfico e documental, que investigou os PTTE de egressos de um mestrado profissional, situado na região norte do estado do Maranhão, buscando evidenciar como tais propostas revelam indicadores de decolonialidade ao considerarem a complexidade do ser humano como elemento norteador no processo formativo do tornar-se professor-pesquisador.

Palavras-chave : Teacher training; Complexity; Decoloniality..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )