SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Proposta de formação-ação: tecitura colaborativa com professores da educação básicaDesenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional: possibilidades e limitações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CUPOLILLO, Amparo Villa. Complexidade e Educação Física. Para pensar a corporeidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1261-1276.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ds19.

Este trabalho tem como objetivo colocar em diálogo dois campos postos historicamente em oposição: conhecimento e corpo. O intuito é o de possibilitar outras formas de intervenção na escola e na formação de professores que valorizem as diferentes dimensões humanas pelas quais o conhecimento se expressa, especialmente aquela que se enuncia através da corporeidade. Fundamentada na epistemologia da complexidade e mergulhada nos estudos com os cotidianos, a discussão desloca-se da noção de sujeito conferida pela modernidade, que desconsidera a complexidade da formação e da articulação genética e cultural na constituição do humano e, com ancoragem nos trabalhos de autores que entendem o ser humano como um ‘corposujeito’ ou uma ‘menteincorporada’, busca oferecer subsídios que promovam uma desordem na concepção impermeável de conhecimento com a qual a escola vem trabalhando, permitindo maior amplitude de compreensão da complexidade do que é próprio do humano. A investigação sugere que acolher as diferentes e variadas formas de expressão de conhecimentos que se enunciam, especialmente, através da corporeidade, pode significar para a Educação Física e para a escola um importante passo na tentativa de superar o modelo disciplinar e controlador no trato corporal, possibilitando a abertura de fronteiras que deem passagem ao diálogo entre os diferentes campos de saber que se entrecruzam no cotidiano escolar, tornando a escola mais potente e capaz de reconhecer diferentes formas de expressão de saberes e formas de ser e estar no mundo.

Palavras-chave : Complexidade; Corposujeitos; Cotidiano escolar; Conhecimento..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )