SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Complejidad y Educación Física. Pensar en la corporeidadEstilos de enseñanza: definiciones, características y posibilidades para la formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Luciano Lima  y  SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional: possibilidades e limitações. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1277-1290.  Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ao01.

Nosso estudo tem o objetivo geral de caracterizar a condição profissional dos(as) pedagogos(as) nos espaços organizacionais, aportando-se em diálogos entre autores a exemplo de Libâneo (2001; 2012), Sánchez (2014), Fazenda (2011), entre outros. Constitui em uma pesquisa qualitativa, realizada junto a 14 pedagogas(os) que atuavam em espaços organizacionais diversos, entre os anos 2019 e 2020. Para coleta dos dados foram aplicados questionários estruturados, seguindo o método e a codificação aberta da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009; STRAUSS; CORBIN, 2008). O resultado demonstra que existem possibilidades para a atuação dos(as) profissionais da Pedagogia no ambiente corporativo, porém as limitações exigem a apropriação de conhecimentos específicos das áreas de recursos humanos, gestão de pessoas e educação corporativa, visto que, atualmente, os cursos de Pedagogia não promovem esse repertório formativo. Este desenho da condição profissional do(a) pedagogo(a) como especialista da Educação propõe, portanto, auxiliar no processo de problematização dessa temática nos cursos de Pedagogia, especialmente no que tange aos aspectos teóricos e metodológicos, como parte integrante das exigências da sociedade contemporânea para atender às novas agendas de trabalho, enquanto os âmbitos organizacionais estão apostando em práticas educativas em função da promoção da aprendizagem de todos(as) que fazem parte do sistema corporativo.

Palabras clave : Pedagogo; Profissionais da educação; Mercado de trabalho..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )