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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SOUZA, Jerson Sandro Santos de  y  MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. Estilos de ensino: definições, características e possibilidades para a formação docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1291-1307.  Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ao02.

Este artigo apresenta e analisa os principais achados de estudos baseados no conceito de estilo de ensino, com o intuito de discutir a relevância e as implicações desse construto para a formação docente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, em que se destacam os escritos de Dunn e Dunn (1979), Fischer e Fischer (1979), Conti (1985), Mosston e Ashworth (2008), Grasha (1994), Heimlich e Norland (2002), Geijo (2009), Banas (2013) e Portilho et al. (2017), que procuraram discutir os limites e as possibilidades desse conceito, assim como seus impactos no processo ensino-aprendizagem. Apresentam-se definições, elementos e características dos estilos de ensino, bem como algumas de suas tipologias e formas de avaliação. Os estudos apontam que há uma variedade de tipologias, cada uma dependendo do objetivo principal da pesquisa em questão. Há autores que apoiam a ideia de alinhar os estilos de ensino dos professores com os estilos de aprendizagem dos alunos, enquanto outros defendem a necessidade de um atrito construtivo entre estilos. Além disso, os estudos indicam que os estilos de ensino têm efeitos sobre o rendimento, as atitudes e os comportamentos dos alunos e ajudam a compreender como as crenças e os valores dos professores interferem nos seus comportamentos de ensino. Conclui-se o trabalho argumentando que os estilos de ensino podem ser ampliados ou modificados mediante um processo de reflexão colaborativa e que esse construto pode ser visto como uma importante variável a ser considerada no processo formativo do professor.

Palabras clave : Estilos de Ensino; Formação de Professores; Processo ensino-aprendizagem..

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