SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78A History of Education look at the medieval university: the social and historical importance of this institutionHistorical overview of the ENEM writing proposals: a look at the themes and evaluation criteria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa; RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés  and  RAMOS, João Eduardo Fernandes. Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas - divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1319-1331.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ao04.

Este trabalho busca apresentar os resultados acerca do processo de produção de conteúdo de divulgação científica para redes sociais, nesse caso, para o perfil do Instagram “Tem Física Aí?”. Essa produção de conteúdo, que foi feita por licenciandos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA, pertenceu à temática das contribuições de cientistas mulheres para a Ciência e foi analisada a partir do contexto teórico do que se compreende por divulgação científica e por recontextualização do discurso - conforme Bernstein (1996). A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, se enquadrando, conforme a literatura, em um estudo de caso. Após a análise dos dados coletados, provenientes dos materiais produzidos pelos graduandos, foi possível obter uma compreensão de como ocorre o processo de recontextualização dos saberes na produção desse conteúdo de divulgação de ciências, quando o ambiente utilizado para isso é o Instagram, e foi possível responder também a alguns outros objetivos, como identificar as metodologias ou mesmo identificar as estratégias utilizadas pelos graduandos na produção e na recontextualização do conteúdo. Os resultados obtidos mostram as características próprias dessa forma de divulgação científica, feita em uma rede social, evidenciando também a presença de marcadores que indicam a recontextualização do discurso, como a presença do discurso regulativo e do discurso instrucional no discurso final produzido.

Keywords : Divulgação científica; Recontextualização; Mulheres cientistas; Instagram..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )