SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Um olhar da História da Educação para a universidade medieval: a importância social e histórica dessa instituiçãoPanorama histórico das propostas de redações do ENEM: um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa; RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés  e  RAMOS, João Eduardo Fernandes. Recontextualização, cultura digital e mulheres cientistas - divulgação científica, feita por graduandos em Física, no Instagram. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1319-1331.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ao04.

Este trabalho busca apresentar os resultados acerca do processo de produção de conteúdo de divulgação científica para redes sociais, nesse caso, para o perfil do Instagram “Tem Física Aí?”. Essa produção de conteúdo, que foi feita por licenciandos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Física da UFPE/CAA, pertenceu à temática das contribuições de cientistas mulheres para a Ciência e foi analisada a partir do contexto teórico do que se compreende por divulgação científica e por recontextualização do discurso - conforme Bernstein (1996). A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, se enquadrando, conforme a literatura, em um estudo de caso. Após a análise dos dados coletados, provenientes dos materiais produzidos pelos graduandos, foi possível obter uma compreensão de como ocorre o processo de recontextualização dos saberes na produção desse conteúdo de divulgação de ciências, quando o ambiente utilizado para isso é o Instagram, e foi possível responder também a alguns outros objetivos, como identificar as metodologias ou mesmo identificar as estratégias utilizadas pelos graduandos na produção e na recontextualização do conteúdo. Os resultados obtidos mostram as características próprias dessa forma de divulgação científica, feita em uma rede social, evidenciando também a presença de marcadores que indicam a recontextualização do discurso, como a presença do discurso regulativo e do discurso instrucional no discurso final produzido.

Palavras-chave : Divulgação científica; Recontextualização; Mulheres cientistas; Instagram..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )