SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Recontextualización, cultura digital y mujeres científicas - divulgación científica, realizada por estudiantes de licenciatura en Física, en InstagramHistorias de vida de maestros principiantes de educación física: tiempos, contextos y sujetos de formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

COSTA, Mireile Pacheco França; LELIS, Diego Andrade de Jesus  y  MARTINS, Pura Lucia Oliver. Panorama histórico das propostas de redações do ENEM: um olhar sobre as temáticas e critérios de avaliação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.78, pp.1332-1352.  Epub 04-Oct-2023. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.078.ao05.

O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir a proposição das redações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, no tocante às escolhas temáticas e aos textos motivadores, que passam a exigir novas habilidades para ler múltiplos gêneros textuais e mobilizar conhecimento de diversas áreas. Foi realizada uma análise documental das provas de redações do ENEM entre os anos de 1998 e 2021. As discussões foram realizadas a partir da estrutura de interpretação hermenêutica. A análise empreendida foi comparativa evidenciando o crescimento do Exame desde sua primeira edição e teve como categorias: quantitativo de inscritos, temáticas da prova de redação, gêneros textuais que compõem as propostas bem como os critérios de correção. Assim, o que se constatou foi uma complexidade ao longo das edições, exigindo maior preparo dos candidatos.

Palabras clave : Exame Nacional do Ensino Médio; Redação; Avaliação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )