SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Futuros profesores en un grupo de estudio y su aprendizaje sobre la resolución de problemasArquitecturas pedagógicas inclusivas y pensamiento computacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PAZ, Leila Kely dos Santos da; MELO, Charlline Vladia Silva de  y  SILVA, Ivanderson Pereira da. Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/as. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1409-1428.  Epub 22-Feb-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao03.

Neste estudo investigamos as possibilidades didáticas para cursos de formação inicial de professores/as a partir da exploração do legado de Carolina Maria de Jesus. Delineamos os seguintes objetivos: perceber as relações entre o legado de Carolina Maria de Jesus e sua importância para compreender a realidade social brasileira, no contexto contemporâneo; analisar experiências curriculares centradas na vida e na obra de Carolina Maria de Jesus no âmbito de cursos de formação inicial de professores/as; avaliar os limites e as potencialidades da narrativa de, e sobre, Carolina Maria de Jesus para o desenvolvimento de propostas de ensino no contexto da formação inicial de professores/as. Para dar conta desses objetivos, analisamos a experiência da disciplina “Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”, ofertada aos estudantes do primeiro período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, no primeiro semestre civil de 2022. Esta experiência adotou a obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” como eixo vertebrador das atividades. Foram gerados portfólios que se materializaram em formato de blogs. Esses materiais, enquanto fontes primárias de dados, foram tratados à luz da análise documental. Como resultados, evidenciamos que é possível, a partir da narrativa de Carolina, tensionar o currículo oficial em favor de um currículo decolonial e produzir materiais didáticos adaptados, em formatos midiáticos diversos, para o desenvolvimento de propostas de ensino antirracistas e antissexistas.

Palabras clave : Formação Inicial de professores; Carolina Maria de Jesus; Divulgação Científico-Cultural..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )