SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue79Possibilities of approaching Carolina Maria de Jesus in Initial Teacher Training CoursesEvidence of teacher engagement in continuing education of science and biology teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RIBEIRO, Claudiane Figueiredo  and  PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. Arquiteturas Pedagógicas Inclusiva e Pensamento Computacional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1429-1449.  Epub Feb 22, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao04.

O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre o uso do Pensamento Computacional em atividades inclusivas na formação continuada docente. Para tanto, foi realizado um curso “A abordagem do Pensamento Computacional na Educação Inclusiva”, com o objetivo de construir um Ecossistema de Aprendizagem apoiado por Arquiteturas Pedagógicas inclusivas sobre o uso do Pensamento Computacional para professores da Educação Básica e do Ensino Técnico. A metodologia aplicada foi quantitativa e qualitativa, de carácter exploratório, fundamentada na Design-Based Research, dividida em três etapas, estudo preliminar, período exploratório e fase final. O período exploratório contou com a realização de um curso de trinta horas, com dez encontros on-line. Um ciclo de seis palestras teóricas e conceituais; o sétimo e o oitavo encontros para debaterem as ideias inclusivas, e dois últimos encontros para a exposição das arquiteturas pedagógicas envolvendo os mapas mentais e do workshop. O curso foi ministrado pelos pesquisadores e contou com 113 inscritos, 36 participantes e 10 concluintes de diversos níveis educacionais. Neste trabalho, priorizou-se a análise dos mapas mentais produzidos pelos participantes e a análise do discurso dos diálogos registrados durante as apresentações do workshop do curso. Os resultados mostraram a complexidade do ecossistema de aprendizagem, por meio da diversidade de experiências, das atividades compartilhadas e das possibilidades de enriquecer a prática pedagógica no formato aplicado. Também apontou para a necessidade de se investir na formação docente em Pensamento Computacional, principalmente em escolas da educação básica, onde os alunos mais precisam de intervenções pontuais na formalização do pensamento.

Keywords : Pensamento Computacional; Educação Inclusiva; Arquitetura Pedagógica; Formação Continuada..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )