SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Possibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/asEvidências de engajamento docente na formação continuada de professores de Ciências e Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RIBEIRO, Claudiane Figueiredo  e  PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. Arquiteturas Pedagógicas Inclusiva e Pensamento Computacional. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1429-1449.  Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao04.

O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre o uso do Pensamento Computacional em atividades inclusivas na formação continuada docente. Para tanto, foi realizado um curso “A abordagem do Pensamento Computacional na Educação Inclusiva”, com o objetivo de construir um Ecossistema de Aprendizagem apoiado por Arquiteturas Pedagógicas inclusivas sobre o uso do Pensamento Computacional para professores da Educação Básica e do Ensino Técnico. A metodologia aplicada foi quantitativa e qualitativa, de carácter exploratório, fundamentada na Design-Based Research, dividida em três etapas, estudo preliminar, período exploratório e fase final. O período exploratório contou com a realização de um curso de trinta horas, com dez encontros on-line. Um ciclo de seis palestras teóricas e conceituais; o sétimo e o oitavo encontros para debaterem as ideias inclusivas, e dois últimos encontros para a exposição das arquiteturas pedagógicas envolvendo os mapas mentais e do workshop. O curso foi ministrado pelos pesquisadores e contou com 113 inscritos, 36 participantes e 10 concluintes de diversos níveis educacionais. Neste trabalho, priorizou-se a análise dos mapas mentais produzidos pelos participantes e a análise do discurso dos diálogos registrados durante as apresentações do workshop do curso. Os resultados mostraram a complexidade do ecossistema de aprendizagem, por meio da diversidade de experiências, das atividades compartilhadas e das possibilidades de enriquecer a prática pedagógica no formato aplicado. Também apontou para a necessidade de se investir na formação docente em Pensamento Computacional, principalmente em escolas da educação básica, onde os alunos mais precisam de intervenções pontuais na formalização do pensamento.

Palavras-chave : Pensamento Computacional; Educação Inclusiva; Arquitetura Pedagógica; Formação Continuada..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )