SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue79Evidence of teacher engagement in continuing education of science and biology teachersThe freirean pedagogy: a dialogue about freedom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ARAUJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan  and  MEDEIROS, Emerson Augusto de. Docência universitária: a aula como aconchego. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1467-1478.  Epub Feb 22, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao06.

Neste escrito, de natureza ensaística, discutimos a ideia de uma docência universitária focada na formação humana pelo argumento da aula como aconchego, da qual surgem possibilidades para se estimular muitas formas de aprendizado a serviço da humanização, de si, do outro e das relações planetárias, relacionando-as a quatro indagações: (i.) Será que “aconchegar” é um verbo possível no contexto acadêmico? (ii.) Por que, então, não tornar as aulas mais aconchegantes? (iii.) Para quem e para quê construir aulas mais aconchegantes? (iv.) Como, então, promover aulas aconchegantes? Em linhas conclusivas, escrevemos sobre a coragem de se construir aulas aconchegantes, e sobre a necessária coragem infatigável de libertar-se, viver e amar (ou ao menos respeitar) as singularidades humanas irrepetíveis que compõem o universo da sala de aula.

Keywords : Aconchego; Aula universitária; Docência; Formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )