SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Contribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo LussanaA política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BATISTA, Douglas Emiliano. Escola e esfera pública: liames entre a pedagogia centrada no aluno e a desinformação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1536-1550.  Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao11.

O tema deste artigo é a possível relação entre o discurso pedagógico centrado no aluno e a desinformação. O que se objetiva aqui é mostrar que tal discurso pedagógico pode ter levado à “formação” de alunos porosos à desinformação, ao irracionalismo, à polarização etc. O método de pesquisa empregado foi o teórico e bibliográfico. E a fundamentação conceitual deste artigo se deu a partir da Psicanálise e Educação. O principal resultado obtido se relaciona com a concepção de que a pedagogia centrada no aluno, desde as primeiras décadas do século XX, pode ter centrado narcisicamente o aluno em si mesmo, o que teria ocorrido em função da marginalização do professor, bem como de sua autoridade e alteridade em face dos aprendizes. Além disso, as revoluções tecnológicas endossaram, a partir dos anos 60, tal marginalização docente na escola ao pressupor que a iniciativa do aluno de opinar ferozmente a respeito de tudo seria a expressão mais icônica do dito protagonismo discente. Em face disso, conclui-se aqui que o ensimesmamento narcísico e opiniático dos alunos pode ter sido propício à contemporânea difusão de desinformações, de “teorias” conspiratórias irracionalistas e de pós-verdades, e as quais vêm parasitando - e até mesmo erodindo - a esfera pública.

Palavras-chave : Psicanálise e Educação; Escola; Discurso pedagógico; Desinformação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )