SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue79School and the public sphere: links between student-centered pedagogy and misinformation?Latin American and Caribbean Space for Higher Education-ENLACES: proposal and trajectory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVA, Josemar Farias da  and  OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1551-1567.  Epub Feb 22, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao12.

O artigo tem como objetivo analisar um conjunto de propostas e ações organicamente articuladas, desenvolvidas no âmbito da rede estadual de ensino do Amazonas que se denominou como uma Política de Gestão, Responsabilização e Testagem. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico e dialético guiaram o percurso da análise documental. Desse modo, observa-se o movimento de disputa pela hegemonia da escola pública, que baseado no paradigma da qualidade total em educação, se materializa a partir da implementação de sistemas de testagem em larga escala, como principal mecanismo de aferição da qualidade educacional. Os resultados mostram que a agenda do capital financeiro para a educação no Amazonas configura-se como um grande mercado a ser explorado, considerando as contradições e antagonismos de uma sociedade de classes ao qual a escola está inserida.

Keywords : Escola pública; Avaliação externa; Política de gestão; Sistemas de testagem..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )