SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Escola e esfera pública: liames entre a pedagogia centrada no aluno e a desinformaçãoEspaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES): proposta e trajetória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Josemar Farias da  e  OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1551-1567.  Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao12.

O artigo tem como objetivo analisar um conjunto de propostas e ações organicamente articuladas, desenvolvidas no âmbito da rede estadual de ensino do Amazonas que se denominou como uma Política de Gestão, Responsabilização e Testagem. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico e dialético guiaram o percurso da análise documental. Desse modo, observa-se o movimento de disputa pela hegemonia da escola pública, que baseado no paradigma da qualidade total em educação, se materializa a partir da implementação de sistemas de testagem em larga escala, como principal mecanismo de aferição da qualidade educacional. Os resultados mostram que a agenda do capital financeiro para a educação no Amazonas configura-se como um grande mercado a ser explorado, considerando as contradições e antagonismos de uma sociedade de classes ao qual a escola está inserida.

Palavras-chave : Escola pública; Avaliação externa; Política de gestão; Sistemas de testagem..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )