SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do AmazonasA reforma do Ensino Médio e a crise estrutural do capitalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RUEDA, Jurany Leite  e  BARREYRO, Gladys Beatriz. Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES): proposta e trajetória. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1568-1584.  Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao13.

Este artigo discute o processo de constituição do Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES), seus entraves e avanços, bem como a possível rota para a consolidação desse Espaço. Para o desenvolvimento deste texto, que está baseado em uma pesquisa em nível de doutorado, recorreu-se ao enfoque do novo regionalismo utilizado por Björn Hettne e Fredrik Söderbaum, à abordagem qualitativa e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que o processo do ENLACES pode ser divido em duas fases: a primeira referindo-se ao período de 2008 a 2013, em que permaneceu praticamente estagnado, e a segunda, de 2014 em diante, em que se seguiu um novo rumo por se darem alguns passos em direção ao desenvolvimento, os quais estão relacionados mais ao início de uma institucionalização. Verificou-se também que o processo de construção desse Espaço apresenta mais entraves do que avanços; apesar disso, alguns possíveis caminhos podem ser apontados para uma futura consolidação do ENLACES.

Palavras-chave : Educação Superior; América Latina e Caribe; Integração acadêmica regional; Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES)..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )