SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79Espacio Latinoamericano y Caribeño de Educación Superior (ENLACES): propuesta y trayectoriaReforma de la Enseñanza Media en Rio Grande do Sul y la sobreexplotación de la mano de obra: el continuidad, apesar de las apariencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; PAULA, Fabrícia de Cassia Grou de  y  RODRIGUES, Ana Paula Aires. A reforma do Ensino Médio e a crise estrutural do capitalismo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1585-1598.  Epub 22-Feb-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao14.

Objetivamos, com este artigo, analisar a partir dos postulados do materialismo histórico e dialético, a reforma do Ensino Médio (2017) e seus desdobramentos na formação dos filhos da classe trabalhadora em um contexto de profunda crise do capitalismo. Como premissa básica, partimos da compreensão de que a educação e as reformas em andamento não se explicam por si, mas expressam os conflitos existentes em uma sociedade profundamente dividida e desigual. Considerando a crescente precarização das condições de vida e trabalho, buscamos analisar a origem do processo de tais transformações no mundo do trabalho. Promovida, pelo Ministério da Educação do governo Temer, após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a reforma do Ensino Médio, promulgada por meio da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, alterou a proposta presente na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ao flexibilizar o currículo, enxugando-o de modo a esvaziar ainda mais o papel da escola na transmissão dos conhecimentos historicamente acumulados. Nessa perspectiva são analisados os interesses econômicos e ideológicos nas disputas presentes na reforma, os objetivos proclamados, tanto quanto os implícitos nesse processo. É considerada também a proposta da BNCC (2018) e seus desdobramentos para a formação dos alunos e os vínculos orgânicos com os interesses do capital na reprodução da força de trabalho.

Palabras clave : Reforma; Ensino Médio; Crise do capitalismo; BNCC..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )