SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue79High School Reform in Rio Grande do Sul and the overexploitation of the workforce: the continuity, despite appearancesWritten culture in early childhood education: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ESTEVES, Pâmela; TEIXEIRA, Pedro  and  RODRIGUES, Fabiano. A judicialização dos conflitos escolares e a religião na escola. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1614-1629.  Epub Feb 22, 2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao16.

A judicialização é um fenômeno das democracias contemporâneas que consiste na intervenção das instâncias judiciárias em diferentes esferas sociais, na resolução de conflitos e na proteção dos direitos individuais e coletivos. No âmbito educacional, a judicialização pode ser percebida na dificuldade de escolas em administrar conflitos recorrendo a discursos e práticas fundamentados na normatização da lei e na punição. Neste artigo, discutimos a judicialização de conflitos envolvendo religião e escola em três movimentos: 1) analisamos a judicialização da vida nas democracias contemporâneas; 2) exploramos as disputas em torno do componente curricular de ensino religioso e da presença religiosa na escola; e 3) discutimos uma situação de conflito escolar de motivação religiosa que foi judicializada. Concluímos que a judicialização se configura como indício, consequência e instrumento de administração de conflitos de motivação religiosa em contextos escolares.

Keywords : Escola; Justiça; Religião; Conflito social..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )