SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79A judicialização dos conflitos escolares e a religião na escolaFormação inicial de professores para educação básica e sua interface com os territórios educativos: estado do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

REIS, Danielle  e  AMIEL, Tel. A cultura escrita na educação infantil: uma revisão sistemática. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1630-1651.  Epub 22-Fev-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao17.

Este artigo aborda as relações entre crianças e cultura escrita e suas implicações para a prática pedagógica na Educação Infantil. Tem por objetivo compreender os modos de aproximação e participação das crianças na cultura escrita com enfoque em duas questões principais. Primeiro: quais são as perspectivas abordadas na literatura acerca da cultura escrita na Educação Infantil? Segundo: dentre as investigações, quais as intervenções utilizadas para abordar a cultura escrita na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), realizada com base na literatura científica publicada nos idiomas português e espanhol, entre os anos de 2010 e 2020, apresentamos o panorama da produção acadêmica desse universo temático. Os resultados apontam que o incentivo à participação na cultura escrita é desejável e viável para essa faixa etária, sendo importante intencionalmente fomentar espaços e momentos para essas ações. Apontam ainda para uma diversidade de possíveis intervenções e estratégias - que precisam ser coerentes com o universo infantil - favorecendo a construção de significados pela criança de forma lúdica. Embasados nos resultados da RSL, um guia docente com sugestões para o trabalho pedagógico foi criado e disponibilizado na forma de um Recurso Educacional Aberto (REA).

Palavras-chave : Cultura escrita; Educação Infantil; Multiletramentos..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )