SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número79La cultura escrita en la educación infantil: una revisión sistemáticaEstudio de la Formación Inicial de Profesores de Matemáticas: diseño del PIBID de 2010 a 2020 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

DONATO, Sueli Pereira  y  SILVA, Marcio Tascheto Da. Formação inicial de professores para educação básica e sua interface com os territórios educativos: estado do conhecimento. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2023, vol.23, n.79, pp.1652-1669.  Epub 22-Feb-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.23.079.ao18.

Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estado do Conhecimento sobre a formação inicial de professores para a Educação Básica na interlocução com os territórios educativos (TEs), a partir do mapeamento e da análise da produção acadêmico-científica em teses, dissertações e artigos na área da educação, no período 2014 a 2021. Com esta pesquisa, objetivamos compreender como o tema é abordado de modo a identificar lacunas, desafios ou possibilidades de interlocuções deste lócus formativo com os TEs em prol de uma formação humana, integral e crítico-emancipadora para uma escola em metamorfose. Para a geração dos dados foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a plataforma Educ@/FCC SciELO/Brasil e Scielo/América Latina. O corpus de análise se constitui de 3 teses e 2 dissertações captados no catálogo da CAPES e 1 artigo oriundo da SciELo/Brasil, não tendo sido encontrados dados na SciElo/América Latina sobre o tema. Essas publicações foram analisadas e categorizadas pelos temas formação inicial de professores e territórios educativos sobressaindo apenas uma dissertação com relação direta ao objeto do presente estudo. Os resultados indicam um esforço considerável em relacionar a formação docente em contextos territoriais, sobretudo em cidades que se filiam a ideia-força das cidades educadoras e contribuiu para detectarmos a escassez de produções sobre o tema e a premência sobre a formação inicial de professores e a relação com a constituição de TEs. Defendemos uma formação docente materializada na tríade: “com universidades e escolas” (Nóvoa, 2022) e para além dos espaços formais de ensino de modo compreendê-los como dispositivos educativos.

Palabras clave : Estado do conhecimento; Formação inicial de professores; Escola; Territórios Educativos; Profissionalidade docente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )